Já notou que as suas publicações no facebook estaão cada vez a atingir menos amigos? Saiba porquê?”
informações, noticias

Eficácia do facebook cai mais de 95%. O que fazer?

[ct_message type=”info”]

Observe atentamente o gráfico acima. Se em 2012 quando publicava algo, todos os seus amigos viam a sua publicação, Neste momento, a eficácia do facebook em atingir o publico baixou mais de 95%.

[/ct_message]

Sabia que em média, menos de 6% dos seus amigos terão acesso às suas publicações?

Sabia que é previsto que esse valor baixe para 0% no futuro? Ou seja, terá de pagar para que as suas publicações sejam vistas!

Em face destas modificações, muitos se questionam se o facebook ainda pode ser visto como o “cavalo de batalha” no que se refere ao marketing digital.

A perda de autoria daquilo que é publicado (passa a ser propriedade do facebook), a não garantia que as publicações atingem o publico pretendido, a não garantia de que o que publica se manterá acessível sem que tal implique o investimento em publicidade paga para conseguir visualização.

São demasiados aspectos onde o publicante perde o controlo sobre as publicações, logo, elevado risco a médio, longo prazo relativamente ao investimento de tempo e humano na utilização da plataforma facebook.

Essas e outras razões têm dado muito que pensar aos responsáveis pelo marketing digital. Voltar a ter controlo sobre a sua estratégia de marketing, e informação publicada sem depender das estratégias futuras de plataformas como o facebook revela-se a única solução.

Depois de um período em que muitas empresas optaram pelo facebook em vez de ter um site próprio, observa-se o retorno às origens. Torna-se urgente recuperar o controlo daquilo que se publica. Muitas empresas investem num site próprio, e esforçam-se por  rapidamente republicar no site muita da informação que havia sido apenas publicada no facebook. A urgência prende-se com a necessidade de ter essa informação acessível via Google (motores de busca), libertando-se assim das “amarras” cada vez mais apertadas em que se sentem. A previsão futura é de que embora alimentem com conteúdos o facebook, ainda tenham de pagar para que os mesmos sejam minimamente eficazes, pois se dependerem apenas das visitas não pagas, quase nem valerá a pena publicar.

Estatisticas recentes revelam que apenas cerca de 6% dos seus amigos terão acesso a uma sua publicação. Ou seja, se tiver 1000 amigos, apenas 60 verão o seu post.

Apesar disso, o facebook continuará a ser um canal de divulgação, mas não podemos depender dele em termos de publicação.

O marketing digital eficaz, passará pela publicação em site próprio ou blog, e depois partilhar essa informação no facebook. Mas nunca a publicação directa e exclusiva. Pois é cada vez menos eficaz e coloca-nos totalmente dependentes dessa rede social.

Saiba mais lendo o artigo original: https://blog.hubspot.com/marketing/facebook-organic-reach-declining
pode traduzir se preferir – no chrome, use o botão direito do rato sobre o artigo e escolha traduzir.

Facebook Comments

Deixe uma resposta