WordPress

O que é o WordPress? WordPress é um software de código aberto que você pode usar para criar o seu site ou blog. Pode ser o sistema de gestão de conteúdo  mais fácil e flexível (CMS) para iniciantes.

O que é o WordPress?

Na língua não geek, o WordPress é um software de publicação na web que você pode usar para criar seu próprio site ou blog. Desde que foi lançado em 2003, o WordPress tornou-se uma das plataformas de publicação na web mais populares. Hoje, ele alimenta mais de 70 milhões de sites!

Mas muitas pessoas não percebem que o WordPress é muito mais uma ferramenta de blogs. É também um sistema de gerenciamento de conteúdo altamente flexível (CMS) que permite que você crie e gerencie seu próprio site completo com apenas seu navegador. O melhor de tudo, é completamente GRÁTIS.

Isso porque o WordPress é um projeto 'Open Source'. Isso significa que centenas de voluntários de todo o mundo estão constantemente criando e melhorando o código do software WordPress. E há milhares de plugins, widgets e temas que permitem que você construa praticamente qualquer tipo de site que você possa imaginar.

Então, como o WordPress funciona?

Desde os primeiros dias da Internet, os sites foram criados em HTML - uma linguagem de programação que utiliza instruções chamadas 'tags' para formatar texto, layouts de páginas, imagens e assim por diante.

Seu navegador da Web lê esse código HTML, interpretando essas tags para renderizar e exibir o conteúdo de uma página específica.

Hoje, você pode instalar o script do software WordPress em seu próprio servidor web em cerca de 5 minutos. Uma vez instalado, você usará um editor simples e baseado na web para criar páginas da web - sem ter que aprender HTML. Há até uma versão hospedada no WordPress.com que permite que você crie um novo site com WordPress em apenas alguns segundos.

E, porque é construído em PHP e MySQL padrão da indústria, o WordPress pode ser executado em praticamente qualquer servidor web moderno.

Existem várias razões pelas quais o WordPress é uma ótima opção para construir seu blog ou site comercial.

  1. Em primeiro lugar, o WordPress é Open Source . Isso significa que existem centenas de pessoas em todo o mundo trabalhando na melhoria do WordPress. E porque o WordPress é um projeto de código aberto também é completamente GRATUITO.
  2. Em segundo lugar, é fácil de usar . Ao invés de ter que contratar um web designer ou entrar em contato com um "webmaster" sempre que quiser fazer uma pequena alteração no seu site, você pode gerenciar e atualizar facilmente seu próprio conteúdo sem ter que aprender HTML. Na verdade, se você souber usar as ferramentas básicas de formatação em um programa como o Microsoft Word, você pode editar seu site.

  3. Em terceiro lugar, é flexível e extensível . Existem milhares de plugins e temas que permitem que você altere facilmente todo o aspecto do seu site, ou mesmo adicione novos recursos, como pesquisas ou formulários de contato, com apenas alguns cliques.

  4. Em seguida, se você tiver problemas ou quiser adicionar recursos personalizados, é fácil encontrar suporte ou contratar alguém para ajudá-lo. Além dos tutoriais do WordPressneste site, também existem milhares de desenvolvedores e designers do WordPress que podem ajudá-lo. O Fórum WordPress oficial é um ótimo lugar para obter respostas para suas perguntas.

  5. WordPress é SEO-friendly. Direto da caixa, o WordPress inclui tudo o que você precisa para garantir que seu conteúdo seja otimizado para os motores de busca. Isso é fundamental para a visibilidade e sucesso online do seu site. Matt Cutts do Google diz: "O WordPress é feito para fazer SEO bem".
  6. Por último, você controla seu próprio conteúdo . Outras plataformas de publicação limitam o que você pode e não pode fazer em seu próprio site. E você está preso a esse serviço. Se algum dia deveria desligar, seu conteúdo simplesmente poderia desaparecer. Com o WordPress, você pode importar seus dados de outros sistemas, como Blogger ou Tumblr. E você também pode exportar facilmente seus dados para se afastar do WordPress, se você escolher. Você está no controle de seu site ... e seu conteúdo.

O WordPress é certo para você?

Se você está procurando uma ferramenta fácil que o ajude a construir seu próprio blog ou site sem aprender HTML complicado, o WordPress é ideal para você. E, você achará que o WordPress é incrivelmente flexível, com milhares de temas, plugins e opções de suporte para garantir que seu site continuará a crescer com você no futuro.

Facebook Comments

Comments

Deixe uma resposta