Marketing Online

Dinamizando o comércio Local – Marketing Comunitário


Visitar página do Projeto – em fase de pré-lançamento

Marketing Comunitário – Não é por acaso a existência de associações, grupos, cooperativas, etc. A união de diversas entidades em torno de um objectivo comum permite obter vantagens significativas. Mesmo quando não existe formalmente, a agregação em torno de ideias, objectivos permite obter significativas vantagens relativamente ao “cada um por si”.

Não se trata de criar uma comunidade gigantesca, mas antes permitir a existência de pequenas comunidades locais, grupos de fornecedores de serviços que trabalhando em conjunto conseguem mais valias para todos.

É nosso objectivo disponibilizar ferramentas digitais que permitam gerir/controlar esta cooperação entre os membros da comunidade, de forma a que interferindo o mínimo possível nos processos de negócio normais, consiga de uma forma transparente uma dinamização significativa do comércio local com particular enfase no mercado turístico.

 

O objectivo final é conseguir levar o turista que nos visita a conhecer tudo o que pode usufruir numa determinada localidade (comunidade local).

 

Normalmente, o turista é cliente de uma única compra. Com tanta oferta, e limitado tempo de férias, o objectivo dele é diversificar experiências, pelo que raramente repete um serviço, até porque pretendendo conhecer a região, dificilmente haverá oportunidade de estar no mesmo local em dias distintos, e mesmo que tal aconteça, tentará experimentar serviço similar, em vez de repetir.  Por exemplo, em termos de alimentação, muito raramente um turista frequenta um restaurante mais de uma vez durante as férias.

O que significa que todo o esforço feito para conseguir o cliente – publicidade, parceria com agências, etc. terá de ser rentabilizado naquela compra única.  O cliente, ao sair à porta já não trará mais valias, é como se deixasse de existir para aquele comerciante. O turista, ao saír à porta está dependente de si próprio para descobrir o que mais  fazer na localidade, ou depender de entidades que os encaminhem com custos associados.

 

 A comunidade local que resulta do nosso projecto, permite que:

– O turista conheça a oferta de serviços existente na localidade, possa planear antecipadamente o que fazer e quando, saiba como chegar até os fornecedores de serviços, sem ter de recorrer a entidades externas de apoio, o que reduz o custo das suas férias.

– O turista chegará ao comerciante sem que este tenha de fazer algo, ao comerciante  basta-lhe pertencer à comunidade local e apresentar os seus serviços no site.

– Após venda, o cliente que vimos deixava de ter valor para o comerciante, tal muda radicalmente. Ao apresentar ao cliente, lista de sugestões de serviços alternativos na localidade, está a ajudar o turista a conhecer e decidir o que fazer em seguida, torna-se assim um “guia”, o turista sentir-se-á muito mais acompanhado, terá acesso a informação que não teria de outro modo e conseguirá aproveitar melhor as suas férias.

Ou seja, após venda, ao cliente é sugerida uma lista de comerciantes alternativos na zona, com serviços complementares,  o cliente, ao  aceitar algumas das  sugestões apresentadas, o comerciante que lhas sugeriu tem direito a uma comissão sobre as vendas geradas.

Ou seja, o cliente que antes não era mais rentável, agora passa a ser rentável, mesmo após ir-se embora.

Beneficiaram os negócios sugeridos, pois venderam, e o comerciante que os indicou também ganhou com isso.

Todos ficaram a ganhar.

 

O turista que nos visita tem um tempo muito limitado, para tudo o que gostaria de fazer. É essencial que exista uma forma de o informar de tudo o que tem disponível, por forma a que rapidamente possa ir escolhendo coisas a fazer e possa organizar um roteiro das suas férias. A publicação de anúncios com oferta de serviços existente na comunidade local disponibiliza ao visitante essa informação. Ferramentas adicionais por nós fornecidas disponibilizam uma agenda/roteiro das férias ao visitante.

 

Cada comerciante na comunidade pode publicar anúncios daquilo que tem para oferecer ao visitante. Pode criar uma lista de sugestões à sua escolha, pode ser uma forma de sugerir outros serviços que disponibiliza, ou beneficiar amigos ou parceiros de negócio. Tal recomendação é feita via link personalizado do site que leva o cliente a essa lista de sugestões, ou fornecimento de um código de acesso a usar no site.

O objectivo é garantir que, se o visitante ainda não conhece o site, passe a conhecê-lo, o use, trazendo vendas acrescidas para os elementos da comunidade local.

O turista tendo acesso ao site, ao se deslocar para outra localidade, existindo uma comunidade local lá, ao comprar continuará a dar lucro ao comerciante que lhe indicou o link de acesso ao site. Portando, aquele cliente que já não seria mais rentável, continuará a gerar lucros durante o tempo total das suas férias. Em alguns casos o ganho pode ser muito superior ao obtido com a venda inicial. Logo o projecto pode ser bastante rentável  a quem o promove junto dos visitantes.

Beneficiaram também todos aqueles que conseguiram vendas resultantes da divulgação.

Beneficiou o visitante pois teve acesso a informação útil e ferramentas de organização das férias.

Basta alguns elementos da comunidade empenhados em divulga-la para que todos beneficiem.

O turista só poderá ir aos locais que lhe sejam dados a conhecer, negócios novos, ou em localização menos acessível, passam a ter uma ferramenta de divulgação, evitando ter de pagar a entidades externas para os promover junto do turista. Podendo estar em pé de igualdade com aqueles que são os grandes,  com capacidade  e meios de divulgação, parecendo ao turista que só eles existem, ficando cada vez maiores e não dando oportunidade aos novos de aparecer.

 

Em resmo, o que propomos é uma nova forma de ver o turista, não centrada em nós, em conseguir aquela venda única, mas centrada na comunidade, permitindo que por via da disponibilização ao turista de um guia informativo de tudo o que lhe está disponível numa localidade, poder escolher, organizar e planear melhor as suas férias. O turista vai comprar nos comerciantes anunciados, havendo aumento de vendas para eles e ganhos para os divulgadores da comunidade junto do turista.

 

Toda a venda resulta de um investimento em termos de publicidade, qualquer que seja a forma desta. Um negócio pode investir numa localização previligeada para maximizar visibilidade, isso é um custo publicitário, pode pagar a entidades externas por publicidade, ou comissões por vendas. Existe sempre um custo associado a cada venda, ainda que seja de difícil quantificação.

Existe também um custo para pertencer e beneficiar da nossa proposta, um custo que é o comerciante que define (quanto está disposto a pagar pelo cliente), mas este é um custo controlado, só existirá após ter conseguido venda, outros canais de publicidade exigem investimento, sem se saber se darão resultado.

Além disso, a filosofia do marketing comunitário é que a quase totalidade dos valores pagos pela obtenção da venda sejam distribuídos de volta aos participantes na venda, ou seja, quem recomendou a venda, quem recomendou ao comerciante aderir à comunidade, e ao cliente com incentivo a adquirir dentro da comunidade. Cerca de 90% do valor pago pela obtenção da venda é devolvido à comunidade. Um comerciante pagará algo por uma venda obtida, mas poderá depois receber de vários comerciantes que conseguiram vendas porque ele apresentou o site ao seu cliente.

 

Pretende-se na prática que, um turista chegado a região, num espaço de tempo tão curto quanto possível venha a ter conhecimento do site. Um elemento da comunidade apresenta-lhe o site, onde ele poderá poupar. Tem de existir algo que convença o turista a comprar dentro da comunidade, daremos assim um pequeno incentivo ao cliente sob a forma de créditos, que poderá usar mais tarde numa compra a um outro comerciante. Funcionará como um cartão de fidelização. Em cada compra ganha algo, que recuperará comprando novamente dentro da comunidade de comerciantes.

O turista tem no site uma ferramenta de apoio que lhe permite ir escolhendo anúncios do interesse dele, e organizá-los segundo prioridade de interesses – uma agenda/roteiro das férias.

Damos ainda ao turista oportunidade de divulgar site junto de outros turistas, o objectivo é conseguir máxima divulgação dos comerciantes na comunidade, e consequentemente assim maximizar as suas  vendas.

Facebook Comments Box